Nature
há uma linha que separa dar ciência à vida...
... e dar vida à ciência.
0.2 - A célula e o microscópio
Em 1665, o cientista Robert Hooke examinou lâminas de cortiça num microscópio rudimentar. Nas lâminas, observou cavidades poliédricas. Como em latim "pequena cavidade" se diz "cella", chamou-lhes células.
A célula é a unidade básica da vida, vida esta que pode ser extremamente simples (como nos seres unicelulares procariontes) e muito complexa (como nos seres pluricelulares eucariontes).
As células diferem quanto à sua forma e tamanho, dependendo do organismo a que pertencem e ao tipo de função que desempenham.
As primeiras células a aparecerem na Terra (há cerca de 3500 milhões de anos) são as procarióticas, que constituem os seres do reino Monera.
Não possuem organelos envolvidos por membranas, o núcleo está espalhado pelo citoplasma (não é bem um núcleo mas sim um nucleoide) e é lá que se encontra o material genético (DNA). A bactéria é um ser procarionte.
As células cujo núcleo está envolvido por uma membrana nuclear são as células eucarióticas (mais complexas), com o material genético no núcleo e com organelos constituídos por membranas.
Constituem os seres dos reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia, que se julgam existir na Terra há cerca de 2100Ma.
As células vegetais têm estruturas para produzir matéria orgânica, os cloroplastos, e parede celular para lhes dar estrutura. Para além disso, tem vacúolos muito maiores do que as células animais. A célula animal tem centríolos (organelos no núcleo da célula).
A membrana celular...
Delimita a célula, separando o meio intra do extracelular e controla o movimento de substâncias entre estes meios. Existem tanto nas células procarióticas, como nas eucarióticas.
O citoplasma...
É constituído por uma massa semifluida (hialoplasma) onde se encontram os organelos celulares. Existe tanto nas células procarióticas, como nas eucarióticas.
O núcleo...
É o maior organelo da célula e é delimitado pela membrana nuclear (invólucro nuclear) que é porosa para permitir a comunicação com o citoplasma e a passagem do RNA. No seu interior contém o nucleoplasma (líquido) onde se encontram massas de cromatina (DNA condensado), onde está o material genético. Pode conter uma estrutura constituída por proteínas e ácidos nucleicos. Presente nas células eucarióticas.
Os ribossomas...
São pequenas estruturas, por vezes, associadas ao retículo endoplasmático e que têm como função a síntese proteica. Através a informação de o RNA copia do DNA, o ribossoma produz aminoácidos. Existe nas células procarióticas e eucarióticas.
O nucleóide...
Encontra-se disperso pelo citoplasma e contém material genético. Apenas nas células procarióticas.
Um cloroplasto...
É uma estrutura formada por uma dupla membrana que contém pigmentos. Organelo onde ocorre a fotossíntese, ou seja, onde há a produção de matéria orgânica. Típico de seres produtores.
A parede celular...
Protege e dá estrutura. É depois da membrana celular. Só está presente nos monera e vegetal.
O vacúolo...
É Rodeado de uma membrana, são reserva de água, gases, açúcares e outras substâncias e podem produzir substancias. Células animais tem pequenos vacúolos e vegetais tem grandes.
O centríolo...
É um microtubo que auxilia na divisão celular. Só existe nos seres eucariontes animais.
O retículo endoplasmático...
É um sistema membranar constituído por sáculos, vesículas e canículas que tem como função a síntese de proteínas, lípidos e hormonas. Faz parte da membrana nuclear. Pode ter ribossomas associados, quando assim é, é considerado rugoso. Se não tiver ribossomas, é liso. Só nas células eucarióticas.
O complexo de Golgi...
É um conjunto de cisternas e vesículas que tem como função a transformação de proteínas em lípidos e intervém em fenómenos de secreção. Só nas células eucarióticas.
As mitocôndrias...
São constituídas por duas membranas (interna e externa), a mais interna invagina-se para o interior. A sua função é a respiração aeróbica, processos que levam à obtenção de energia. Só nas células eucarióticas.
Os lisossomas...
São estruturas esféricas que contêm enzimas que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares. Só nas células animais.