Nature
há uma linha que separa dar ciência à vida...
... e dar vida à ciência.
A Saúde
O Conceito de Saúde
Para muitos povos e civilizações antigas, a saúde era influenciada por entidades divinas. A doença consistia num problema da alma que o feiticeiro tratava, através da magia e da utilização de plantas.
Nas antigas Grécia e Roma pensava-se que existiam 4 líquidos corporais, os humores: o sangue, a bílis amarela, a bílis negra e a fleuma.
Este conceito de saúde foi muito influenciado por Hipócrates. Para este médico, as doenças deviam-se a causas naturais.
Com Hipócrates, a medicina passou a basear-se na observação direta do doente e no raciocínio dedutivo.
A partir do séc. XVI, através da dissecação de cadáveres (autópsia), foi possível ampliar os conhecimentos de Anatomia e de Fisiologia.
O corpo humano passou a ser encarado como uma máquina. Um corpo saudável era aquele em que todas as peças funcionavam. A doença era vista como uma avaria. Logo, curar uma doença consistia na reparação da máquina humana.
No séc. XIX, novos contributos da Ciência permitiram ampliar os conhecimentos sobre a origem das doenças. Uma das maiores descobertas foi a da relação entre os microrganismos e doenças. Percebeu-se, então, que para manter a saúde é necessário combater esses agentes patogénicos externos.
Em resultado da crescente complexidade da vida das cidades, novos problemas passaram a afetar um nº cada vez maior de pessoas.
Assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu, em 1948, saúde como...
"A situação de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades."
Os fatores que influenciam a saúde podem ser divididos em:
-
Fatores individuais, como a idade, o sexo, o património genético e as opções individuais e s comportamentos (opções alimentares, hábitos de higiene, prática de desporto, stress, consumo de álcool ou drogas...)
-
Fatores ambientais, socioculturais e económicos, como o clima, a exposição a fatores ambientais desfavoráveis, o trabalho infantil, a pobreza, a violência, aspetos culturais, a assistência médica disponível, ou o investimento na educação (saúde, consumo, sexualidade)
A prevenção melhora o estado de saúde das populações.
-
Prevenção Primária → está diretamente relacionada com as vacinas.
-
Prevenção Secundária → está relacionada com os rastreios, como higiene oral, visão, colestrol, glicose, hipertensão...
-
Prevenção Terciária → diz respeito à reabilitação da doença (fisioterapia, programas de reabilitação para toxico-dependentes e alcoólicos, intervenções cirúrgicas corretivas, etc.)
Reflexão/Resumo:
A saúde é um recurso de maior importância para o desenvolvimento social, económico e pessoal, e está diretamente relacionada com a qualidade de vida.
Em conjunto, os fatores políticos, económicos, sociais, culturais, ambientais, biológicos e comportamentais influenciam a saúde.
Para sermos saudáveis, temos não só que ter bem-estar mental e social, mas também físico: para isso, temos que prevenir as doenças – a prevenção melhora o estado de saúde das populações.
O futuro da humanidade está nas nossas mãos!...

Imagem 1: Hipócrates

Imagem 2: As vacinas
Bibliografia:
Imagem 1: http://cyberdemocracia.blogspot.pt/2011/03/hipocrates-e-medicina-grega.html
Imagem 2: http://www.imabrasil.com.br/blog/post.php?t=voce-sabe-como-surgiram-as-primeiras-vacinas
Caderno diário
Livro: "Viver melhor na Terra 9CN" - Carlos Campos e Zélia Delgado