top of page

Por que razão se extinguiram os dinossauros? (Situação- problema nº1)

 

   Na verdade, ainda não se sabe ao certo qual o motivo da extinção dos dinossauros. No entanto, são criadas inúmeras teorias em relação à questão. Eis algumas das mais discutidas...

 

 

Teoria 1: O Meteorito

 

   Não há informação suficiente para provar esta teoria, mas muitos geólogos acreditam que um meteoro, embateu na superfície terrestre, causando graves estragos. Muitos estudos indicam que a extinção dos dinossauros não se deveu ao impacto do meteoro, mas sim às graves alterações climáticas causadas por este.

 

 

Teoria 2: O Vulcanismo Intenso

 

   Tal como a teoria anterior, esta, bem como todas as outras teorias sobre o dito assunto, não têm dados que cheguem para chegarmos à resolução da questão proposta.

   Segundo esta teoria, muitos vulcões entraram em atividade ao mesmo tempo; assim libertavam gases que (bem como o meteorito na teoria 1) provocaram severas alterações climáticas.

 

Teoria 3

 

   Finalmente, a terceira teoria mais comum é que as duas teorias mencionadas podem ter acontecido e estar relacionadas.

 

 

 

Dados que apoiam as teorias:
 

  • O irídio (Ir) é um elemento químico raro, encontrado no interior (não à superfície, ou pelo menos, tal é incomum) de meteoritos e vulcões (em planetas), e este elemento, visto que foi encontrado, suporta todas as teorias acima. (Para saber mais sobre este elemento, clicar na imagem.)
     

  • O quartzo de choque/impacto é uma forma de quartzo que tem uma estrutura (microscópica) diferente do quartzo normal, e resulta de ações de pressão gigantesca, em rochas de irídio.
     

  • Após a colisão de um meteoro, este transforma-se em pó, e deixa uma cratera, na qual deposita energia. Desta energia, resulta calor, que vai transformar os "salpicos" do meteorito em pequenos pedacinhos de vidro, aos quais chamamos tectitos ou impactitos (pois resultam do impacto). Estes foram, também, encontrados e examinados, e aqui temos outro apoio à primeira teoria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   No entanto, embora haja uma vasta diversidade no que toca a teorias sobre esta matéria, é-nos impossível saber qual delas está correta (se é que alguma está mesmo), porque nenhum ser humano estava vivo naquela altura para poder comprovar tais acontecimentos.

 

 

 

 

 

© 2013 by Helena Cardoso. Proudly created with Wix.com

bottom of page