
Nature
há uma linha que separa dar ciência à vida...
... e dar vida à ciência.
UA5 - Formação do Sistema Solar
Um pequeno aparte - espero que ninguém se tenha assustado ao chegar a esta página. Achei uma boa ideia mudar o fundo da página, visto que o tema a tratar é nada mais, nada menos que o Cosmos, o Universo. Acho que se adequa... Eis o link da imagem de fundo, no caso de alguém estar interessado... Considero-a extremamente bonita.
"We are like butterflies that flutter for a day and think it is forever." - Carl Sagan
5.1 - Provável origem do Sol e dos planetas
Ora, como já era de calcular, é-nos impossível saber como surgiram os planetas do Sistema Solar, e o próprio Sol. No entanto, é claro que existem várias teorias.
A teoria mais conhecida é a Teoria Nebular (e a sua versão reformulada).
A Teoria Nebular
A Teoria Nebular foi sugerida pelo filósofo alemão Immanuel Kant, em 1755, e mais tarde desenvolvida e aprofundada pelo matemático francês Pierre-Simon Laplace, em 1796. Laplace escreveu um livro com base nessa teoria, Exposition du Systéme du Monde.
Segundo esta teoria, uma nébula formada por gases e poeiras contraiu, começou a rodar muito depressa e formou um disco. A parte central originou o protossol (o Sol primitivo, uma massa densa e luminosa de gás) e, de tempos a tempos, soltar-se-ia matéria que iria originar os planetas.
A reformulação da teoria indica também que à medida que a velocidade da rotação ia aumentando, a massa central também aumentava (e esta massa central originaria o Sol).
No disco mencionado, os materiais colidiram uns com os outros e agregaram-se (juntaram-se), originando depois os planetesimais (pequenos planetas primitivos) e estes, por sua vez, originaram os planetas telúricos (os que se encontravam e encontram mais próximos do protossol, agora Sol), enquanto que os planetas gasosos (mais afastados do protossol), resultaram da acreção (processo pelo qual o tamanho de algo aumenta gradualmente devido à adição constante de partes menores) de gases.
Os planetas telúricos não têm grande quantidade de gases, então, mas porquê? Isto deve-se ao facto de, ao se formarem próximo do Sol, este não ter permitido a acreção de gases.
Factos que apoiam a teoria:
-
Todos os planetas têm a mesma idade;
-
Todos os planetas fazem órbitas elípticas e quase complanares, formando depois um disco que roda no mesmo sentido (menos Vénus e Urano);
-
Os planetas telúricos têm uma maior densidade que os planetas gasosos.