Nature
há uma linha que separa dar ciência à vida...
... e dar vida à ciência.
Teias e Cadeias Alimentares
Com base na capacidade de produzirem ou não compostos orgânicos a partir de inorgânicos, os seres vivos podem ser divididos em duas grandes categorias:
-
AUTOTRÓFICOS → seres vivos capazes de produzir a sua própria matéria orgânica, a partir de compostor inorgânicos (matéria mineral, água e dióxido de carbono) que existem no meio ambiente, utilizando a energia luminosa como forma de energia externa.
-
HETEROTRÓFICOS → seres vivos que precisam de consumir matéria orgânica para obter energia e nutrientes.
Uma cadeia alimentar ou cadeia trófica é um conjunto de seres vivos ligados entre si, através da alimentação. além da transferência de alimento, há também transferência de energia.
Na Natureza, as cadeias alimentares não são sequências isoladas; pelo contrário, estão fortemente ligadas entre si. ao conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si chamamos redes ou teias alimentares.
As cadeias e teias alimentares são constituídas por níveis tróficos (um nível trófico é a forma que cada ser obtém alimento num ecossistema), e são constituídos por:
-
Produtores: são seres autotróficos; são as plantas clorofilinas que conseguem produzir matéria orgânica a partir de matéria mineral.
-
Consumidores: são seres heterotróficos; são os animais (herbívoros, carnívoros ou omnívoros). Como não conseguem produzir matéria orgânica, têm de se alimentar de outros seres. Podem ser de várias ordens (C1, C2, C3, ...)
-
Decompositores: são seres heterotróficos; são organismos que se especializaram na decomposição de matéria orgãnica morta (por exemplo, fungos e bactérias).

Imagem 1: Exemplo de uma teia alimentar.
Reflexão/Resumo:
Com base na capacidade de produzirem ou não os compostos orgânicos a partir dos compostos inorgânicos, os seres vivos podem ser divididos em 2 categorias: seres autotróficos e seres heterotróficos, respetivamente.
Nos ecossistemas existem cadeias alimentares, que se encontram fortemente ligadas entre si.
As cadeias e teias alimentares são constituídas por níveis tróficos...
-
Produtores (autotróficos - plantas clorofilinas)
-
Consumidores (heterotróficos - animais; podem ser de várias ordens)
-
Decompositores (heterotróficos - fungos e bactérias; decompõem matéria orgânica morta.)
De um nível trófico para o outro, só cerca de 10% de energia é efetivamente retida pelos vários seres vivos.
Como a energia utilizada não é aproveitada pelos seres vivos, diz-se que o fluxo de energia é acíclico e unidirecional.